Revestimentos amadeirados em apartamentos: lindos, charmosos e aconchegantes.
- arbearquitetura
- 25 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Que tons amadeirados são lindos, charmosos e trazem a sensação de aconchego todos nós sabemos. Mas você sabe como utilizá-los?
Neste post vamos dar algumas dicas de como compor a paginação do seu apartamento com revestimentos amadeirados, que podem ser desde os porcelanatos, mosaicos, laminados até os vinílicos.
Lembre-se que, para qualquer escolha de piso ou revestimento de parede, a função de cada cômodo tem que ser analisada. Deve-se verificar se a área em questão irá receber muita água, ou umidade e qual será a movimentação de pessoas e objetos por ali, e, após isso, escolher o revestimento que melhor se adeque àquele espaço, levando em conta também a estética e o gosto pessoal.

Piso vinílico .
Para ambientes que sejam integrados, como sala de estar, jantar e cozinha americana, o ideal é utilizar o mesmo piso, para que se mantenha a mesma linguagem visual. Porém, se você não abre mão de uma cozinha mais clarinha, você pode mesclar os revestimentos, contanto que não sejam duas madeiras diferentes, e dividi-los por uma soleira. Os porcelanatos que imitam a madeira são os mais indicados, pela praticidade e fácil limpeza. Os pisos vinílicos e laminados não são muito recomendados para áreas molhadas.

Porcelanato amadeirado integrando os ambientes da sala de estar e jantar.

Cozinha americana mesclando o piso vinílico com porcelanato.
Já para os quartos, o piso vinílico e o laminado são uma boa aposta. Por não ser um piso frio, eles mantem a temperatura do ambiente muito agradável. Além disso, a aplicação é tão rápida que dependendo da quantidade de metros quadrados pode ser aplicado em um dia. Apesar de serem resistentes a riscos e a abrasão, e serem de fácil limpeza, o contato direto com a água pode danificar o piso. Logo, não são recomendados para banheiros, principalmente para área de box.

Piso vinílico ou laminado para quartos.

Piso vinílico ou laminado para quartos.

Piso vinílico ou laminado para quartos.

Piso vinílico auto adesivo: fácil aplicação.
Em banheiros e áreas molhadas, o ideal é utilizar os porcelanatos amadeirados de superfícies naturais. Podem ser utilizados tanto em detalhes, mesclando com outros materiais como mármores, pastilhas e mosaicos diferenciados, como em todo o cômodo.

Porcelanato amadeirado em sala de banho.

Detalhes amadeirados no banheiro.

Porcelanato amadeirado compondo com revestimentos diferenciados.

Revestimento amadeirado somente na área do box.
Para áreas externas, como varandas gourmet você pode variar um pouco nas tonalidades e apostar num estilo mais rústico ou mais vintage.

Revestimento amadeirado para varandas: paginação tipo dama.

Revestimento amadeirado para varandas: mosaico amadeirado nas parede.

Revestimento amadeirado para varandas: porcelanato das paredes imitando madeira de demolição.

Revestimento amadeirado para varandas
A tonalidade do piso pode ser mais escura ou mais clara, e irá depender muito da decoração, mobília e móveis que você irá utilizar. Por exemplo, se optar por móveis mais escuros, o interessante seria utilizar uma tonalidade mais clara no piso para não carregar o ambiente de informações. Quanto a paginação existe uma vasta gama de possibilidades que deixam o piso muito aproximado aos de taco de madeira. Com a evolução da tecnologia nos revestimentos, está cada vez mais fácil conseguir efeitos incríveis com materiais de alta durabilidade.

Móveis claros dão ainda mais leveza para o piso amadeirado.

Porcelanato com paginação tipo espinha de peixe.

Piso Vinílico com paginação diagonal.
Isso é um pouco do que você pode fazer com esse tom de revestimento tão maravilhoso que é o amadeirado.
Não esqueça de sempre consultar um profissional para melhor orientar e indicar o que utilizar em seu projeto.
Comments